Viagem de Ida
Rosário do Sul - Alegrete - Uruguaiana - Itaqui
Viagem de Volta


Itaqui.

Ah Itaqui... 750 kms de distância de Porto Alegre.

Terra de Manoelito de Ornellas. Elton Saldanha. Bonitinho (do Eco do Minuano e).

É chão que é uma barbaridade.

A estrada de Uruguaiana até Itaqui (100 kms) está impecável. Excelente. A única curiosidade é uma ponte sobre o rio Ibicuí que dá passagem apenas para um carro de vez. Tem até sinaleira - semáforo - para poder cruzá-la acredita. Pois eu fico pensando nalgum vivente que venha pelas quatro da matina, tendo que esperar ali, parado na estrada, o sinal abrir... Pois então.

     

Clicando nas imagens aí de cima, podem ver a gente cruzando a ponte na ida e esperando o sinal abrir na volta.


ITAQUI

Itaqui é uma cidade meio diferente das outras que conhecemos.

Pra começo de história, a chegada é por cimento. É cimento, invés de asfalto. Já pelaí se bamos conhecendo.

Chegamos lá pelo meio-dia e o patrão resolveu se achegar na praça principal, que é muito bonita, tem entradas para estacionamento e deve ser coisa loca de especial ficar a conversar debaixo daquele arvoredo, em noites de domingo.

Era domingo mesmo, e por isso bem tranquilita a praça.

     

Mas o patrão Cohen queria fazer uma coisa que não conseguira ainda... Tomar um banho no rio Uruguai. E parecia um gato em dia de faxina, irriqueto e andando pra lá e pra cá, perguntando adonde ir para tomar um banho.

Acabou chegando-se até o Clube de Caça e Pesca, mas por azar do destino, o rio estava alto e não tinha praia, somente barranca. E ele ia se jogar assim mesmo, pois trouxera calção e queria que a patroa batesse uma foto pra registrar o momento histórico.

E vocês acham que ela deixou? Qual... As escadarias do balneário se sumiam n'água escura do rio, não se via uma areiazinha ou porção firme pra poder chamar de praia. E desta vez foi a vez dela bater pé e exigir a saída dele da beirada. Mas ele registrou o momento e disse que ainda volta este ano pro banho, nem que seja com o minuano assobiando e fazendo frio à beça.


Theatro

mercado público abandonado

vista para o lado argentino


praça na espera da balsa

na prainha do clube

colégio Santa Teresa de Jesus

» Clica aqui para ver a viagem de volta.