Recomendações de 2006


Te aprochega vivente, guria.
Aqui vai uma lista de sugestões minhas na área de livros, sites e discos. Vai por mim.
Tudo conferido pelo taura aqui e mais o Terêncio aí do lado.
 







Aventura no Caminho dos Tropeiros - Jakzam Kaiser e Werner Zotz - Editora Letras Brasileiras

Livro macanudo uma barbaridade!!!

Os autores refizeram trechos a cavalo, desde a Lagoa dos Patos até Sorocaba. Um livro todo em papel de excelente qualidade, imagens belíssimas e narrado pelos próprios viajantes que correram campo e serra pelos caminhos dos tropeiros. Mesclado com noções de história, usos e costumes e muitos registros pessoais - o que nos permite mergulhar nos sentimentos de cada qual -, é uma coisa lindaça por demais e me sinto orgulhoso de ter lido. É algo prazeiroso acompanhar, na garupa dos tauras, esta viagem.





Gaúcho - o campeiro do Brasil - Barbosa Lessa e Leonid Streliaev - Ed. Letras Brasileiras

Tchê... Barbosa Lessa é um referencial para mim. Na base da sedução, do argumento e sentimento, sempre me conduziu mais e mais para as coisas do Rio Grande, da tradição e tal. Pois não é que ainda existia texto dele a ser publicado?

O livro conta pedaços de nossa cultura como quem é o gaúcho, fauna, flora, o chimarrão, churrasco, música, danças, tradição, etc com imagens e textos (em português e inglês). Se alguém tem amigos, revendas, relacionamento comercial no exterior e coisa e tal, compre este livro e envie. Tenho certeza que lhe entenderão melhor depois dessa leitura.





Noel Guarany


Um esforço magnífico lá do mano Claudio Augusto Oberdorfer Probst, aquerenciado em Curitiba/PR, mostra ao mundo o trabalho do missioneiro Noel Guarany.

De inhapa, no site, ainda informações sobre os jesuítas, as reduções e mais um conteúdo macanudo para ti, interessado na cultura gaúcha e missioneira.










Curso de Literatura Sul-Rio-Grandense - Ensino à Distância - PUC RS

Mas, bah!

Coisa maravilhosa poder estar em Sergipe, Jaguarão, Nova Iorque, Munique ou no raio-que-o-parte e poder aprender mais e mais sobre nossa cultura. Sim, por que a literatura permeia, cria e apresenta tudo isso.

Por um valor simbólico, acesso a professores como Assis Brasil, Juremir Silva, Antônio Hohlfeldt, José Clemente Pozenato e Alcy Cheuiche. Queres mais? Via DVD, nem de casa precisa sair!

Dou todo apoio a essa iniciativa pioneira e sensacional da PUC RS!




Do folk aos novos rumos - Paixão Côrtes

Eu estive presente no relançamento de dois CD´s de Paixão Côrtes, lá na Livraria Cultura. Uma segunda-feira, 3 de abril, assisti embasbacado ao Paixão cantando, dançando, apresentando explicações e uma série de informações sobre nossa cultura que apresentam-se registradas nestes dois volumes.

Obviamente é muito bom ter a posse destes dois CD´s, mas nada compensa assistir ao vivo e em cores, o hôme declamando, contando piadas e coisas assim. São momentos imperdíveis!




Instantes Gaúchos


Fotolog da exposição INSTANTES GAÚCHOS com imagens de vários lugares no Rio Grande do Sul e captadas pelas lentes dos fotógrafos Antônio Carlos Grandini, Chico Seabra, Lilia Messias, Marta Morales e Renato Lomando.










RS: Modernização x Arcaísmo - J. H. Dacanal - Leitura XXI - EST

Por Sergius Gonzaga:

"Nesta obra estão reunidos seus principais artigos e ensaios escritos nas últimas três décadas sobre temas especificamente sul-rio-grandenses. Precedidos de breve e atualizados comentários, estes textos compõem um amplo e fascinante painel de um conturbado período histórico, marcado por intempestivas, violentas e profundas transformações no Rio Grande do Sul e no Brasil."




Galpão Crioulo - Orbeat Music

Nostálgico? Saudosista?

Sonhando com os antigos músicos de festivais que faziam ressurgir nosso amor atávico? Pois entonces, bispa quem canta nesta coletânea:

Leopoldo Rassier, Leonardo, José Cláudio Machado, Os Serranos, César Passarinho, Os Mirins, Três Xirus, Berenice Azambuja e outros famosos intérpretes e conjuntos.

Nem há o que comentar depois desta lista tão representativa. O que há mesmo é a obrigação de ouvir toda esta turma, como estou fazendo, agora, hehehehe.




Rio Grande em Fotos


Quem nunca visitou a cidade de Rio Grande não sabe o que está perdendo. Por isso, ainda que virtualmente, minha sugestão é conhecê-la através deste belíssimo site que reúne várias e várias fotografias da cidade. Estão lá:

Casarões, Cassino, passeio na orla, Quartel-general, Museu da Ilha da Pólvora, São José do Norte, Taim, aspectos de Maçonaria, Ilha dos Marinheiros, Beneficiência Portuguesa, Cemitérios e muito mais.

Duvido que depois de olhar essa gama de fotos, teu sentimento de conhecer nossa terra não te leve até lá, de verdade e fisicamente!










O gato escarlate - Luiz Coronel - Mecenas

Pois então... Se em 2002 indiquei o livro "O cavalo verde", é claro que indicaria o último da trilogia de Luiz Coronel.

Pra quem gosta de causos gauchescos, comparações típicas, linguajar tradicional, este livro é um prato feito, mas tem mais!

Quem escreve os causos é Luiz Coronel, afamado poeta. Ora, quando um ourives (isso, aqueles que mexem com ouro!) das palavras resolve contar causos, a coisa ganha outros contornos. E o resultado é um livro que a gente começar a ler, não almoça, não janta, não toma café, cerveja ou mate até... Ler tudo!

Duvida? Compra o livro e depois me conta. Mas não me pergunta onde comprar, por que meu negócio é indicar; não vender.




Os Fagundes ao vivo

Discaço!

Pessoalmente não gosto da idéia de juntar vários aparentados numa mesma apresentação. Independente da competência de cada artista, dá a impressão que sempre um irá se destacar mais do que os outros.

Mas não é o que acontece neste disco. Ele todo mantém sua unidade e uma qualidade excelente, capitaniados pelos Fagundes mais experientes, Bagre e Nico.

Inicia com a empolgante música "Origens" que faz a abertura do programa na televisão. E segue por um escolha muito boa de letras, como "Tropeiro velho", "Oh! De casa", "O colono", "Sestiando nos meus pelegos" até, é claro, a esperada e habitual "Canto alegretense".

O disco foi gravado ao vivo no Teatro São Pedro e já ouvi umas trinta vezes desde que recebi de "tão bão" que é!




Rádio Alma Gaúcha


Aí está um bom exemplo de como a modernidade ajuda a tradição!

Obra do Diogo Schuntzemberger, o site é muito legal, permite selecionar entre vários ritmos e agora, com a banda larga alastrando-se cada vez mais, ouvir música via WEB ficou fácil, fácil.

Experimentem. Eu testei alguns dias e posso dizer que o guri faz um trabalho pra lá de macanudo!









Que tal?!