Você está aqui

Bocha



Fonte
Livro "ABC do Tradicionalismo Gaúcho", de Salvador Ferrando Lamberty. Martins Livreiro Editor.

Este jogo consiste em arremessar, desportivamente, bochas (bolas) de madeira ou de resina sintética, sobre uma cancha de terra batida.

Numa disputa, entre duas pessoas, visa-se o lugar mais próximo ao "balim" (pequena bocha), concorrido com arremessos de 4 bochas cada jogador e a posterior contagem dos pontos.

Inicia-se a jogada com o arremesso do balim pelo jogador que logrou mais pontos na partida anterior. Cabe-lhe, igualmente, o direito de arremessar a primeira bocha. Quando um está no "ponto" (mais próximo do balim), faz com que seu adversário jogue suas bochas até conseguir lugar mais próximo ou acabe as suas bochas.

O jogo de bocha foi trazido para o Rio Grande do Sul, provavelmente pelos italianos, que têm como seu esporte favorito. O surgimento deste jogo foi na Espanha, onde camponeses espanhóis jogavam com bochas de "pedra-sabão".

Posterior aos anos 60, veio a utilização do cerne de madeira, quando o pau-ferro, extremamente duro e pesado, teve o grande domínio das canchas de bochas.

O jogo de bocha não é tão antigo em nossos pampas, porém é de profunda aceitação em todas as regiões. Os italianos levaram-no para todas as suas colonizações.

Este jogo não guarda marcas de machismo. Não disputa coragem nem agilidades. Disputa, desportivamente, a firmeza e o tenteio do pulso, no "arrime" ou precisão de um "tiro", no "bochaço".

Antigamente eram permitidas as "lagarteadas" - arremesso livre das bochas pelo ar, invés de rolar. Hoje as regras determinam distâncias específicas para as áreas a serem atingidas pelos bochaços.

Gentileza de Luciano Maroneze


  • Dimensão da Cancha: 24 x 4 metros
  • Tipo de Piso: Atualmente as canchas estão passando por uma reformulação, antes eram de terra, bem lisas; atualmente a maioria, diria 90% são de piso sintético
  • O Material das Bochas: Bem, cada bocha possui um diametro de 10 cm e um peso que varia de 1 Kg e 150g à 1 Kg e 300g. O material não é fácil de descrever, parece um plástico, só que muito resistente, muito mesmo.
  • Quanto a fábrica ou onde comprar: Eu conheço uma fábrica, que é a FAÍSCA, talvez seja a melhor. Não sei o endereço mas quanto aonde comprar, em qualquer loja de ferragens ou de material de construção.