Indumentária Nós de Lenço  

Roberto Cohen e
Rafael Steinke, Peão Farroupilha, biênio 2000-2001

Introdução

Bueno, antes de mais nada precisamos esclarecer umas cousas.

O material que apresentamos a seguir é amador, sujeito a críticas de tudo quanto é lado, mas... antes de saires queimando fumo lembra que deve ser o único local na internet onde tu podes aprender, de forma modesta, os vários tipos de nós existentes.

Portanto, elogia este pioneirismo, pois sobre ele virão coisas melhores, mas somente depois que este primeiro tiver posto as fuças na net!!!

Tê põe palanqueado na frente do espelho com o micro do lado e vai tentando fazer. Se não conseguires, dá um grito de raiva, pede uma canha ou chimarrão pra patroa e tenta novamente. Eu mesmo fiz isso e funcionou.

Um baita agradecimento ao Rafael, Peão Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul, no biênio 2000-2001, pelo conhecimento e paciência demonstrados para levar a toda essa gauchada a arte (e por que não?) de como fazer nós.

Vamos aos tipos de nós e chega de tró-ló-ló!!!

Nome do Nó Comentários
Simples ou Chimango
Identificou-se com o lenço branco usado pelos pacifistas e opositores aos Maragatos nas Revoluções Federalistas de 1923 e 1930, sendo assim apelidados de Chimangos. Este nó também pode ser dado em lenços nas cores: azul-claro, azul-escuro, verde, amarelo, branco, preto, preto-branco, verde-claro, bege, marrom, vermelho-branco, bicolor e multi-cor.
Quatro Cantos, Rapadura ou Maragato
Adotado pelos rebeldes denominados Farroupilhas que usavam-no em seus lenços vermelhos durante a Revolução Farroupilha. Aceita-se ainda este nó em lenços: encarnado, colorado, preto e preto-branco.
Saco de Touro, Três Galhos e Amizade
Também chamado de nó Farroupilha é usado em lenços de cores: encarnado, vermelho, colorado, verde, preto e preto-branco.
Crucifixo
Ficou assim conhecido por que ao modo de usá-lo parece o peão estar com um crucifixo no pescoço, muito usado em missas e festas religiosas não havendo restrições quanto a cor de lenço para seu uso.
Pachola
Possui duas posições, destro e canhoto, identificando assim o peão que o usa. Pode ser usado em lenços de todas as cores, exceto em preto e preto-branco.
Papagaio, Soledade ou Triangular
Um dos mais belos nós, não havendo restrições quanto a cor do lenço em que vai ser usado.
Namorado
Possui três posições na medida em que os nós são afastados sendo elas: apaixonado, se o nó estiver apertado; querendão, se houver espaço entre os nós; e livre se o espaço se alargar. Pode ser usado em lenços de todas as cores
Curioso Nó utilizado para pegar curiosos na campanha

[Topo]