Você está aqui

Cotidiano

Acompanhe a descrição de Tau Golin sobre o bolicho, tradicional casa de comércio da campanha, e aprenda um pouco mais sobre as vendas do pampa!
"Improvisaram uma forma contra um aramado e pegaram os cavalos para muda. Fizeram fogo e puseram as chicolateiras com água para esquentar.
Conheça mais sobre a prática de castração de touros e compreenda os motivos para isso. Assista a um FILME sobre o assunto, vendo uma das formas de agir.
Acompanhe as explicações de Hélio Moro Mariante sobre o uso do couro no mobiliário gaúcho do século XVIII e XIX. Veja como se faziam camas, mesas...
Matar grilo traz azar? Quem brinca com fogo faz xixi na cama? Derramar açúcar traz sorte? Comer melancia e beber leite? Leia excertos de literatura sobre o tema.
"Estância" quer dizer "lugar de estar", como as estâncias hidrominerais, tão populares, hoje. Mas é também o lugar onde se cria gado para vender.
Conheça a letra do Hino Oficial do Estado Rio Grande do Sul. E decore bem para que na próxima execução tu o entoes bem alto e de ponta-a-ponta!
O laço apresava homens e animais. Conheça as origens e a utilidade atual do laçona reportagem de ZH com textos de Nilson Mariano e fotos de Mário Brasil.
São muitas as plantas e ervas que formam o imenso repositório farmacológico que envolve a medicina popular dos campos e a vida rural. Esse cabedal de conhecimentos é uma verdade científica.
Procurando orientação para realizar uma Missa Crioula? Queres o texto de ponta a ponta? Aqui vai de lambuja o texto utilizado no CTG Barbosa Lessa em São Paulo!
Tropa? Leia a descrição de Severino de Sá Brito sobre a chegada de tropas a Pelotas, para as charqueadas em busca da carne seca para os escravos de Minas!
Acompanhe o trajeto, divisão de tarefas e descrição de uma viagem de uma tropa xucra em direção à cidade de Lages com o historiador Nilo Bairros de Brum.
Antigamente, era comum aparecer um gaúcho com intenção de descansar no galpão, enquanto seu cavalo engordasse um pouco, solto em uma invernada.