Luiz Carlos Barbosa Lessa
Vídeos



Porto Alegre, 13 de dezembro de 2003.

Amigos,

Hoje Barbosa Lessa completaria 74 anos de idade.

Minha homenagem a este grande homem, ícone de nossa cultura (gaúcha e brasileira) foi confeccionar estes três pequenos vídeos, extraídos de programas de televisão da RBS TV.

Os vídeos são caseiros, filmadora na frente da televisão, ajuste grosseiro de volume e imagem faiscada.

Mas enquanto um DVD, biografia ou similar não é lançado no mercado, colocando a disposição de todos maiores recursos para conhecerem este grande escritor e folclorista, esta minha pequena obra há de colaborar um pouquinho.

Eu espero que a gurizada tradicionalista de Recife, dos recantos do interior sul-rio-grandense, os pesquisadores, amigos gaúchos de todas as querências... Todo mundo, enfim possa conhecer um pouco mais da personalidade de Barbosa Lessa através destes filmes.

Modesto, humilde, alegre, bem-humorado... sem falar no grande talento em contar as coisas do Rio Grande. Espero que saboreies e não reclames das minhas falhas, hehehe.

Studio 36 - 04:38




Conteúdo:
Comentário sobre a repercussão do romance "Os Guachos" no Brasil e no Rio Grande do Sul; opinião sobre a expressão da cultura gaúcha fora do estado; opinião de Odilon Ramos; Neto Fagundes, Odilon Ramos e Marcello Caminha interpretam "Negrinho do Pastoreio".

Créditos:
Tulio Milmann, Studio 36, TVCOM, RBS TV, Odilon Ramos, Neto Fagundes e Marcello Caminha.




Galpão Crioulo - 04:20




Conteúdo:
Introdução de Nico Fagundes, mostras de bom-humor, demonstração de musicalidade com um lápis, povo cantando "Quero-quero".

Créditos: Nico Fagundes, Paixão Côrtes, Ariostro Pereira, RBS TV.

20 Gaúchos do Século XX - 05:07




Conteúdo:
Mostra de Água Grande, onde morava Barbosa Lessa; comentários sobre o lugar onde a gente mora; surpresa com a eleição para um dos Vinte Gaúchos do Século XX; primeiro encontro com Paixão Côrtes; fundação do 35 CTG.

Créditos: Paixão Côrtes, RBS TV, Geraldo Flach, Edilson Silva, João Guilherme Barone.